BIG e Barcode Architects foram selecionados como a equipe vencedora em um concurso para projetar um novo edifício de uso misto no distrito emergente de IJburg Steigereiland em Amsterdam. Conhecido como Sluishuis (Lock House), o edifício servirá como um novo ícone que liga o bairro ao centro histórico, ofertando 380 residências de energia zero, 4.000 metros quadrados de espaço comercial e público e uma marina com espaço para até 30 casas flutuantes.
O projeto vencedor assume a forma de uma clássica tipologia de pátio europeu, adaptada à paisagem de Amsterdam e ao complexo contexto do local, perto de grandes infraestruturas e empreendimentos urbanos de pequena escala. Para a água, o canto do edifício levanta-se para trazer a luz do dia e vistas para apartamentos internos e permitir embarcações para adentrar no complexo. A partir deste pico, uma cascata de terraços cria uma transição da escala da paisagem urbana para o seu ambiente em pequena escala.
"Tendo passado meus anos de formação como arquiteto na Holanda no fim do século 20, parece um regresso à casa contribuir para a arquitetura da cidade que eu amei e admirei por tanto tempo", disse Bjarke Ingels, sócio fundador da BIG.
"O Sluishuis é concebido como uma quadra do centro de Amsterdam que flutua no lago IJ, completo com todos os aspectos da vida da cidade. Para a cidade, o edifício pátio ajoelha-se para convidar os visitantes a subirem na sua cobertura e desfrutar da vista panorâmica dos novos bairros no IJ. Em direção à água, o edifício sobe do rio, abrindo um portão gigantesco para os navios entrarem e ancorarem no porto. Um edifício dentro do porto, com um porto dentro do edifício."
Ao redor da edificação, um passeio de vegetação conecta um arquipélago de elementos do programa público, incluindo pontos de amarração para casas flutuantes, uma escola de vela e jardins flutuantes. O percurso dá voltas para se conectar a uma passagem pública subindo os terraços da cobertura do edifício, levando à plataforma de observação da comunidade no pico do prédio.
"Tentamos projetar uma edificação com uma perspectiva surpreendentemente mutante e um caráter contemporâneo único, que reflete a identidade dos futuros moradores e todos os usuários de Sluishuis", explicou Barcode arquitetos sócio Dirk Peters.
O projeto foi elogiado pelo júri da concorrência pelos seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade, que visam aumentar a sustentabilidade social, "reduzindo o impacto ambiental durante a fase de construção, limitando as emissões totais de CO2 e utilizando recursos renováveis em todo o edifício".
"O ambiente urbano mundialmente famoso de Amsterdam foi criado pela fusão da água e da cidade", disse Andreas Klok Pedersen, sócio do BIG. "O novo Sluishuis nasce do mesmo DNA, mesclando a água e os blocos perimetrais, ampliando as possibilidades de formas de vida urbana em torno do IJ".
Notícia via BIG.
Arquitetos
Localização
Steigereiland, HolandaArquitetos Responsáveis
Bjarke Ingels, Andreas Klok PedersenLíder de Projeto
Dimitrie GrigorescuGerente de Projeto
Birgitte VilladsenEquipe BIG
Justyna Mydlak, Nina Vuga, Santtu Johannes Hyvärinen, Jonas Aarsø Larsen, Kirsty Badenoch, Vinish Sethi, Yannick Macken, Ulla Hornsyld, Brage Mæhle Hult, Sebastian Liszka, Sabine KokinaEquipe Barcode
Dirk Peters, Caro van de Venne, Robbert Peters, Jakub Pakos, Cristobal Middleton, Mojca Bek, Emiliya Stancheva, Egidijus KasakaitisColaboradores
BARCODE Architects, BOSCH SLABBERS, ABT, VAN ROSSUM, BURO BOUWFYSICA, KLIMAATGARANT, BIG IdeasCliente
VORM, BESIXAluguel de Apartamentos
MN ServicesÁrea
46.000 m²Fotografias
BIG / Barcode Architects